segunda-feira, 4 de julho de 2011

UMA QUESTÃO DE MUDANÇA


UMA QUESTÃO DE MUDANÇA

O planeta Terra “chora” e o ser humano é o culpado de sua agonia. Vivemos num mundo cercado de belezas naturais tão diversas e não damos o devido valor às mesmas, e nem a nós mesmos que somos tão dependentes de seus recursos, que hoje estão cada vez mais raros por conta de nossa exploração desenfreada.

No mundo hoje toneladas de resíduos tóxicos são liberados no ar, água e solo poluindo-os e comprometendo a vida de diversos seres vivos, inclusive nós seres humanos que também fazemos parte dessa delicada esfera chamada biosfera, alterando assim, o equilíbrio dinâmico e natural. Devemos ressaltar que, desde os primórdios o homem luta por sua sobrevivência e por seu lugar no ambiente, e é obvio sendo ele parte integrante da economia da natureza como também todos os outros organismos o são. Este estabelece relações intimas e frágeis com o ambiente ao seu redor e com outros seres vivos, sendo assim, qualquer ação danosa do ser humano à natureza afeta a sobrevivência de outros seres vivos e sua própria existência.

Contudo, o homem parece desconhecer tais leis e vem promovendo a destruição dessas teias tão delicadas a custo de um modelo econômico que vem a cada ano transformando o homem em uma “coisa” sem valor, a menos que este tenha como proporcionar aos donos dos meios de produção os lucros que são o objetivo desse sistema. Estamos ligados tanto a esse sistema que não conseguimos observar os males e o preço que o planeta pagar por nossa postura inadequada diante os problemas ambientais causados por nós mesmos. Diariamente somos bombardeados com milhares de informações e noticias de pessoas que perdem suas vidas defendendo o equilíbrio ecológico, o desmatamento de nossas florestas, o uso inadequado de nossos recursos naturais e ficamos indiferentes sem a tomada de qualquer ação que seja afim da defesa da manutenção do ciclo harmônico da vida no planeta, e nos rendemos a uma vida subordinada ao consumismo sem notar a verdadeira realidade em vivemos.

Enquanto a maioria da população esta imersa no consumismo, uma pequena parcela contribui para melhorar o futuro do meio ambiente e consequentemente a permanência e sobrevivência das futuras gerações, não só da espécie humana, mas, de todas as outras milhões de espécies de seres vivos que compartilham o planeta conosco. Por meio de diversas ações, sejam elas educativas ou de conscientização até mesmo constitucionais, esses homens e mulheres contribuem para uma mudança de postura diante da problemática ambiental. Mas, muita coisa tem ainda de ser feita e toda a humanidade deve abraçar essa luta por um meio ambiente menos degradado por um sistema de produção sustentável e menos agressivo.

Assim podemos concluir que, o sistema econômico vigente de produção é responsável por uma grande parte dos problemas ambientais do nosso planeta e que nós como elementos da economia da natureza também somos prejudicados e que devemos ajudar a restaurar o equilíbrio dinâmico da natureza a custa de nossa própria extinção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário